terça-feira, 11 de agosto de 2009

Construção passo a passo do Saturno V4 - Fuselagem e Estabilizador

Continuando a construção, montei os estabilizadores, construção bem tradicional com uma longarina inferior e duas superiores, perfil bem fino, as longarinas praticamente se encostando.

Aproveitei o espaço e montei também os winglets


A fuselagem é uma caixa de varetas, longarinas e transversais cortadas no laser a partir de chapa de 1/8". Utilizei os chapeados frontal e do pino para servir de guia para as longarinas, no mais é ir colando varetinha, que por ser cortada a laser facilita e muito o trabalho. Aproveitei e ao mesmo tempo colei as ponteiras do estabilizador.

Pronta as duas laterais, montei um gabarito para facilitar o enquadramento da caixinha.


E assim ficou mais tranquilo o trabalho de ir colando mais varetinhas, desta vez na vertical.

Com a caixinha pronta, iniciei a cauda, que dá bem mais trabalho que o restante da fuselagem. Colei as duas longarinas superiores que fazem o triangulo de cauda, notem que montei com a parte superior apoiada na mesa.


Colei os pequenos trapézios que compõem o terminador da fuselagem, que é onde vai fixado todo o sistema de determalizador do modelo e o parafuso de regulagem do estabilizador, e também gussets (pequenos triangulos) para facilitar o alinhamento. Por cima disso vão as duas longarinas inferiores.
E por fim, todas as demais varetas que compõem a estrutura.
Vendo agora a cauda do lado correto.

Praticamente toda a estrutura do modelo está terminada, faltando apenas leme, pilão e cone do nariz para completar. Passamos então para a fase do pó, lixa, lixa, lixa e depois lixa mais um pouco. Comecei com a asa, tem que tomar muito cuidado porque o perfil é extra fino.

Construção do Saturno V4, parte 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário