segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Meu Saturno V4

Origem

Alexandre Cruz, depois de faturar o bicampeonato no Nacional Argentino de P30 com seu saturno 3 fez a planta da versão 4 e mandou cortar 4 modelos que foram enviados ao Beto Castrucci para ele fazer a montagem, recebi um desses modelos e no meu quis testar umas coisas um pouco diferentes.

Modificações do projeto original

Utilizei entelagem em mylar aplicada com cola de contato diluída, no estabilizador e fuselagem, na asa utilizei termo adesivo leve fosco no extradorso e liso no intradorso e apliquei um turbulador a 5% da corda.



No nariz coloquei dois pesos de 2g para assim tentar fazer com que a asa pudesse ser colocada mais a vante permitindo mais momento de cauda e terminou a trimagem com exatos 160mm entre o nariz (sem noseblock) e o inicio da base do pilão.


Passei uma demão de epoxi fino por dentro do noseblock e também no noseblock para segurar melhor as pancadas no solo e permitir um ajuste de Trust line mais consistente. Na cauda colei o passador de elásticos original (liteply) que a pesar de estreito funcionou bem, utilizei um parafuso M2 de nylon para ajuste de decalagem e 2 alfinetes como de costume de "porta DT".





O modelo terminou com 61 gramas RTF, 10 gramas de "gordura" que não se justificam para um modelo de competição, mas que deve fazer o modelo mais durável, mais resistente a furos e sobretudo mais rígido.



Trimagem do meu modelo

Logo de inicio percebi que a decalagem estava exagerada, nos lançamentos em planeio o modelo estolava, então fui apertando o parafuso até sobrar somente a cabeça pra fora, e como faltava mais, coloquei duas chapas de 1/32 no BA do estabilizador para obter um planeio consistente.


Nos primeiros testes com motor a 500 voltas já se notava que o trust line estava 0 0 pois o modelo empinava até ficar de dorso e após isso fazer meio roll e com planeio quase sem curva... corrigi o TL lixando menos que 1/32 na parte inferior do nariz e refiz os testes, só que desta vez (pode ter sido uma torção nova na asa devido ao calor extremo de ontem, um washout na asa esquerda) o modelo se comportou "nose down" retirei um calço, e depois o outro calço no BA do estab deixando ainda o parafuso totalmente inserido e o modelo voou lindamente. Subiu quase a 90 graus com 850 voltas de motor, fazendo seus rolls costumeiros e subindo como um Saturno faz, no planeio a curva se intensificou fazendo-o voar quase parado em curva e enfrentando o vento a cada volta por alguns segundos, perfeito!



Como estava preocupado com a trimagem não pude fazer cronometragens e a pesar do dia estar favorável para voos preferi pavios curtos (de 1 a 1,5min de voo) para conseguir "domar" essa fera. Mas o modelo promete sumir de vista nas subidas com 1k voltas de motor novo e lubrificado.



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